28 janeiro, 2009

Dragon Head - Filme

Photobucket
Depois de ler o manga, tinha de ver o filme, especialmente tendo em conta que não há anime (com muita pena minha).
Dragon Head - o filme, é uma adaptação excepcional do manga original. Quando digo excepcional, eu quero mesmo dizer soberba!
Espalmar a história de 10 volumes de manga em um filme com pouco mais de 2 horas, parece impossível, mas este filme consegue-o, mantendo a ideia inicial e o muitas das lições que o manga tentou (e conseguiu) transmitir.

Para os que não conhecem, Dragon Head conta a história de Tetsu, um rapaz que desperta para se descobrir entre os destroços do comboio onde viajava, e os corpos dos seus colegas. Apenas três sobrevivem ao desastre. Nobuo, um dos outros sobreviventes, e que havia sido vítima de "bully" perde a sua sanidade (que já não era muita) e começa a agir que nem um lunático. Temendo pelas suas vidas e desejando regressar a casa, Tero e Ako (rapariga), descobrem uma forma de sair do túnel e escapar para o exterior. Mas o que eles lá encontram é um cenário pós -apocaliptico que os deixa à beira do desespero.

Os gráficos são excepcionais, especialmente os grandes planos das cidades destruídas.
As personagens são realistas. talvez alguns achem que eles não deviam ter entrado tanto em pânico, mas a mim parece-me que qualquer pessoa, adulto ou criança, na mesma situação que eles, teria provavelmente a mesma reacção. Afinal, acordar e descobrir que tudo está destruído, não deve ser fácil de engolir. É normal entrar-se em pânico absoluto.

Como já disse, o filme segue, na maior parte do tempo, as tramas principais do manga. Com muito bom senso e contando os momentos mais crucias do regresso dos dois a casa, Tokyo.

Houve algumas coisas que não gostei, entre elas o facto de se terem esquecido de lhes colocar máscaras (lenços improvisados) enquanto eles caminhavam pelas cinzas, o facto de terem dito que eles passaram dias sem beber ou comer (deviam ter especificado, senão soa demasiado fantasista), o facto de os dois nunca terem mudado de roupa, embora houvessem váias oportunidades para o fazerem. E é isso, de mau. Mas coisas, como podem ver, bastante pequenas e que pouca diferença fazem. Garanto-vos que a experiência do filme não fica prejudicada com isto.

A banda sonora é também bastante boa, e, ao contrário do manga, parece ter um final mais auspicioso (não que desgoste do final original).

Em suma, um excelente filme, que é uma grandiosa adaptação de um dos melhores mangas de sempre.

3 comentários:

Romantih disse...

Olá acompanho seu blog já faz algum tempo e passei para dizer que indiquei seu blog ao selo "Olha que blog maneiro"...espero que goste.... é só passar no Wordland no link http://wordland-animanga.blogspot.com/2009/01/1-selo-do-wordland-animanga.html

abraços

Romantih disse...

Olá mas uma vez estou passando para dizer que também te indiquei a um outro selo o Dardos...

Acesse para as regras: http://wordland-animanga.blogspot.com/2009/01/mais-um-selo.html

abraço

Ana C. Nunes disse...

Obrigado, Romantkun °-º

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails