15 abril, 2006

Ponto de partida e Glossário

Image Hosted by ImageShack.us
Achei que seria bom fazer do primeiro" post" sobre o que esta blog irá tratar. Quem sou eu? Tenho 22 anose à 8 tomei conhecimento pela primeira vez do era anime. Graças à Sailor Moon (Não olhem para mim com essas caras. Eram outro tempos). Nessa altura comecei por procurar imagens na internet, quando ainda trabalhava com o velhíssimo macintosh da escola. Mas esses foram os meus primeiros "contactos" com o anime. Só mais tarde, depois de ver "Tenchi Muyo" "Neon Genesis Evangelion" e "Rurouni Kenshin" é que o bichinho começou a crescer, mas como não tinha computador em casa, pouco tempo tinha para sequer tentar entender mais sobre o assunto. Finalmente quando veio aquela altura em que a SicRadical começou a passar animes como "Tenku no Escaflowne" "Trigun" "Generator Gawl" "Cowboy Bebop", etc. E foi aí realemnte entrei nisto a valer.
O maior impulsionador foi definitivamente "Tenku no Escfalowne" (mais conhecido por "The Vision of Escaflowne". Foi este anime que me fez perceber o que realmente era anime, e que me possibilitou a "descoberta" do manga.
Os meus gostos são bastante multidireccionais, pois embora seja uma "rapariga", não gosto (nem tão pouco mais ou menos) só de shoujo.
Já que é difícil defenir o que gosto, é preferível dizer o que, geralmente, não gosto de ver nem em anime nem em manga. E são os seguintes géneros:
- Animes / Manga de harens (aqueles em que um rapaz está rodeado por "sei-lá-quantas-raparigas-que-de-um-dia-para-o-outro-se-apaixonam-por-ele-
mesmo-quando-ele-é-um-totó-que-em-19-anos-de-vida-nunca-teve-
uma-namorada-porque-nunca-largou-os-livros-e-parece-saido-das-cavernas". Enetendem o tipo certo. Mas existem excepções. "Tenchi Muyo", "Ichigo 100%" (manga), I"s (manga) e talvez mais um outro que me esteja a esquecer. Mas geralmente não gosto deste género.
- Magical Girls. Neste há muito poucas excepções, como sendo "Sailor Moon" (Ei! Foi a minha primeira obssessão!); Magikano e de momento não me lembro de mais nenhum (por isso é que disse poucas excepções).
- Animes com fanservice completamente desnecessário e repreensível. (Um dos animes mais recentes tem disto "Soul Link" é um claro exemplo do que detesto ver num anime.
- Chamamento de montros. desculpem a pobre explicação. O que quero dizer é animes tipo "Yu-Gi-Oh", "Digimon", "Pokemon". A verdade ´que até vejo alguns deles, durante algum tempo, mas aborreço-me muito facilmente. Por isso não esperem ver nenhum destes animes aqui (e vocês todos a suspirarem de alívio).

Provavelmenthá mais géneros que estou a ignorar, mas estes são os principais.
À parte disto, gosto de todos os estilos. Shoujo, Shounen, Seinen. Romance, AScção, Suspense, Mistério, Terror, Comédia, Aventura, etc.

O que poderão ver neste Blog são críticas, aplausos e discernimentos em relação a Animes, Mangas, Doujinshis, AmeriManga Mangas, Séries Americanas / Japonesas / Coreanas, Filmes de todo o mundo e para todos os gostos.

O meu segundo "post" será sobre um dos muito animes que se iniciaram esta primavera no japão. E provelmente ainda hoje.

Glossário

Anime: Filmes / Séries de Animação Japonesa. Os Animes tem um estilo próprio muito característico da quele pais e que em muito difere da arte Americana, Europeia ou até de outros paises asiáticos.
Para mais informações vá aqui.
Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Manga: Banda Desenhada Japonesa. Tem estilos variados, mas normalmente todos têm uma linguagem +/- comum e facilmente reconhecível. Como curiosidade, muitos Animes são baseados em Mangas.
Para mais informação vá aqui.
 
Manhwa e Manhua: Banda Desenhada Coreana e Chinesa, respectivamente,com alguns pontos em comum com a Japonesa, mas ainda assim com um estilo muito próprio.
 
 Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Amerimanga: Mangas desenhados por Americanos, ou pessoas fora do japão, que desenvolveram um estilo semelhante ao Asiático.
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
 
Esta imagem pertence á Quennie Chan que é uma grande artista.

Doujinshi: Mangas criados por fãs e para fãs, baseado, e utilizando personagens de mangas / animes conhecidos. Também se pode considerar um doujinshi, uma manga original que não seja publicado no formato comum (através das revistas).
 
 Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Estilos
 
Shoujo: Um estilo de desenho Manga / Anime, normalmente destinado a jovens raparigas. Normalmente focados na magia/romance. (mas não se restringindo apenas a isto)
Exemplos de animes shoujo que passaram nas televisões portuguesas: Sailor Moon, Marmelade Boy.
 
Shounen: Um estilo de desenho Manga / Anime, normalmente destinado a jovens rapazes. Normalmente focados na aventura. (mas não se restringindo apenas a isto)
Exemplos de animes shounen que passaram nas televisões portuguesas: Rurouni Kenshin, Naruto, Trigun, Dragon Ball, Digimon, Pokemon.
Seinen / Josei: Estilos de desenho Manga / Anime, destinado a um público mais adulto, respectivamente, para homens e mulheres. também existe o Genkiga, com o qual não estou muito familiarizada, mas que sei que retrata temas ainda mais maduros.
Exemplos: Akira, Gantz, Blade of the Immortal, Ghost in the Shell, Vagabond, Gokusen, Nodame Cantabile, Pet Shop of Horrors.
 Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Shounen-ai / Shoujo-ai: São termos que significam "amor entre rapazes" e "amor entre raparigas, e que retratam relacionamentos homossexuais.
Se estes tiverem uam componente mais adulta (sexual) são tratados por Yaoi / Yuri, respectivamente, entre homens e entre mulheres.
Exemplos: Blue Drop, Strawberry Panic, Gravitation, Antique Bakery, Loveless.

Ecchi / Hentai: Mangas/Animes com fortes componentes sensuais / sexuais ou com muito fanservice (cenas em que é possível ver as personagens em cenas ... menos próprias)
Exemplos: Freezing, Kanokon, Kite, Mezzo Forte, Rosario+Vampire, Change 123, Highschool of the Dead, Air Gear.Free Image Hosting at www.ImageShack.us


5 comentários:

Pure_Water disse...

Parabéns pelo blog. Ta mt fixe e bem estruturado ;)

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog, gostei muito de toda a página! No entanto eu queria saber de onde voce é, pois percebi um certo portugues um tanto diferente do meu! ^^
Também assisto avidamente Utawarerumono, assim como Bleach, The Melancholy of Haruhi Suzumiya, xXx Holic, e Full Metal Alchemist...
Não li todo o blog, porém recomendo-lhe um ótimo programa tanto para leitura dos mais variados formatos de midia, assim como para captura de tela, o BSPlayer, que é em minha opinião o melhor programa que já encontrei na internet!
Continue a escrever, estarei visitando sempre!

Ana C. Nunes disse...

Vitu, eu sou do norte de Portugal.

E obrigada a todos pelos comentários.

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you!
»

Miriette Le Fay disse...

O The Dreaming é adorável... sinceramente...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails