18 agosto, 2011

Girlfriend - Manga

Girlfriend é um manga escrito por Masaya Hokazono e desenhado por Court Betten.
Tem um total de 26 capítulos, distribuídos em 5 volumes.

Estes reúnem várias histórias curtas, algumas das quais têm continuações esporádicas espalhadas por vários volume.

Este é um manga um pouco sexista, na medida em que, por norma, as mulheres são as más-da-fita nas relações. No entanto é uma visão diferente do costume e mostra vários tipos de relações, de uma forma curiosa. Aqui as mulheres são as que 'usam calças' e isso pode ser visto de várias formas, por leitores diferentes. Pessoalmente achei muito interessante os diferentes tipos de relacionamentos.

Atenção, tem sexo, mas não é muito gráfico (na medida em que não se vê quase nada), no entanto não recomendo, de todo, aos mais novos. Afinal isto é para maiores de 18 por alguma razão.. Também convém mencionar que estes não são os romances comuns, pois temos traições, um pouco de sado-maso (muito light) e outros temas mais maduros. Daí não ser um romance, mas antes um retrato de várias relação amorosas.

Assim, em termos de trama, temos quadros bastante distintos, mas não menos interessantes. O autor conseguiu abranger um vasto leque de personagens e situações, de forma a que o leitor não sinta que está a ler a sempre a mesma coisa. No entanto, é de ter em conta que estas histórias envolvem todas gente muito nova (acabados de fazer 18 e por aí), daí que a maturidade das personagens chegue apenas até um certo ponto.
Houve apenas duas histórias (que me recorde), das quais não gostei nada, e que me deixaram até desconfortável. Uma envolvia um jovem-adulto e a sua madrasta, outro envolvia um casal de namorados universitários e a irmã mais nova da rapariga). Estes dois não gostei, e se soubesse o que me esperava, tê-los-ia passado à frente completamente. (já não me recordo se nos primeiros volumes havia alguma outra história que me tivesse deixado desconfortável, por isso é possível que me esteja a esquecer de alguma.

Confesso que também não gostei da última história, por razões diferente, pois pareceu-me desnecessária e até acho que arruinou um pouco as prequelas (este último é uma continuação de outras histórias em outros volumes) . No entanto não vou dizer que esse único capítulo tenha estragado a minha visão do manga como um todo, pois este só tem impacto sobre duas das muitas histórias contadas.

A arte está soberba. As personagens, apesar de terem traços semelhantes, são bastante distintas (especialmente em termos de personalidade, mas também em pequenos detalhes nos desenhos) e conseguem facilmente separar-se uma história das outras. O traço limpo e as expressões fortes, também ajudam a que este manga seja muito bonito e - um bónus - anatomicamente correcto.

Acho que o tempo que fiquei à espera dos últimos volumes, foi um pouco longo demais, já que me lembro perfeitamente de gostar muito dos primeiros volumes do manga, enquanto que estes últimos apenas me deixaram amena. Ou talvez isto tenha sido mesmo um acto propositado dos mangakas, que decidiram  quebrar mais barreira à medida que os volumes iam aumentando.
No geral, posso recomendar a quem não se importe de ler sobre relações, mais do que propriamente sobre o amor (e que tenha mente aberta, pelo menos até certo ponto). Há muita disfuncionalidade incluída nestes volumes, mas acho que a variedade também é uma coisa boa, quando usadas de forma inteligente. Tentem é não levar isto muito a sério e se alguma história vos incomodar, passem à frente essa história, pois a seguinte será provavelmente melhor.

2 comentários:

dan disse...

vc sabe se algum grupo continuou esse projeto?

Ana C. Nunes disse...

dan, eu li em inglês e o manga já está todo traduzido. Li no site do MangaFox, se não estou em erro.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails