06 agosto, 2011

King of Thorn - Filme

King of Thorn é um filme anime baseado no manga homónimo, de Yuji Iwahara.
Foi em 2009 que terminei de ler o manga, e tendo gostado muito da história, tinha algumas expectativas em relação a esta adaptação cinematográfica.

No geral gostei e a versão anime manteve os pontos fulcrais da trama do manga. No entanto, tomaram várias liberdades em relação a certos pontos, que ao invés de melhorarem a história, lhe tiraram algum brilho. Para começar, aquele início (antes de eles entrarem no estado de Cold Sleep) foi demasiado extenso, chegando quase a aborrecer, especialmente para quem sabia que o 'sumo' da história viria muito depois.
Quando finalmente as coisas começaram a ganhar força, já havia pouco tempo para criar uma ligação com as personagens e/ou com as suas histórias. Ainda que, seja de louvar a empatia que conseguimos criar com algumas delas, em tão pouco tempo, ouras ligações fortes que eu tinha no manga, não se espelharam nesta versão.
Mas claro, isto é justificável já que tentaram comprimir 6 volumes (37 capítulos) em 1 filme que nem duas horas tem.

A animação estava bastante boa, com muita fluidez. Excepto no caso dos monstros. Para além de não aparecerem todas as espécies que apareciam no manga, a animação dos monstros está ... pobre. No entanto não está mau de todo, e vê-se com relativa normalidade.
O som estava pobre, nomeadamente nos efeitos sonoros dos monstros, apesar de as vozes dos personagens estarem boas.

A banda sonora não foi nada de muito memorável, mas não atrapalhou, servindo bem o seu propósito.

No geral, foi uma adaptação curiosa, que poderia ter sido melhor, mas que acaba por não desagradar de todo. Aconselho a quem tenha lido o manga (e os que não leram, aconselho a fazerem-no).

O trailer:

2 comentários:

Anónimo disse...

Tanta gente falando mal desse filme, e ele me surpreendeu tanto quando assisti por acaso.Pensei que fosse o filme inteiro sobre o que estava na sinopse, pra falar a verdade, não sei nada sobre animes ou mangás e etc. Mas não achei o filme ruim não, pelo contrário achei incrível e diferente de todos filmes que já vi.Realmente mexeu comigo, as gêmeas que se amavam tanto, a Kasumi que tinha tanto medo da doença e tão insegura e a shisuku que era completamente o oposto tinham uma ligação tão forte ,tão linda e complexa, que pra mim supera tudo que o filme possa ter de defeitos. Na minha humilde opnião é perfeito, e é um filme intelectualmente desafiante o que me fascina mais ainda !

Ana C. Nunes disse...

Ainda bem que gostou!
E eu não disse que não gostei, só disse que, comparado com o manga, é pobre.
Aconselho-o/a a ver mais filmes anime. Talvez seja surpreendido/a.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails