03 junho, 2014

Gakuen Alice - Manga

"Gakuen Alice (Academia de Alices)" é um manga shoujo de Tachibana Higuchi. No total teve 180 capítulos, divididos em 31 volumes.

Sinopse (inglês):
For Mikan, there was no better friend than Hotaru (though Hotaru sometimes seems to have other sentiments). They often played together. But Hotaru is a very special child, and she agrees to go to a school in Tokyo which the government reserved only for geniuses. This left a very lonely Mikan at home. When Hotaru fails to keep her promise and come home for holidays, her young friend is very disappointed and rather angry. But upon overhearing a conversation between Hotaru's mother and a teacher, Mikan realizes that her friend's reasons for leaving might not have been what they seemed. So Mikan takes it upon herself to run away and go to Hotaru's school. There she discovers the so-called "genius academy" is actually a school for people gifted with special powers called "alices". Her friend Hotaru is one of these, and after a chance encounter with a teacher, Mikan suddenly finds herself enrolled. Finally, the two friends are reunited, but is Mikan actually one of those so-called Alices?

Já há algum tempo que não regressava à Academia de Alices e tive de reler o último capítulo lido para me voltar a situar na história. Gakuen Alice é um dos meus mangas favoritos, pois apesar de tratar de crianças que ainda mal chegaram a adolescentes, tem personagens fabulosas e uma história complexa e cheia de surpresas. Conjuga humor com drama de uma forma que muito raramente vejo ser feita, e apesar de a arte não ser grande coisa, acreditem que com o tempo nos habituamos e só pensamos nas personagens e na história.
Muito aconteceu nos últimos volumes de Gakuen Alice. Sabem aquelas histórias que parece que finalmente vão virar para o melhor e de repente tudo fica ainda pior que antes? Pois Gakuen Alice faz isto constantemente, mas fá-lo tão bem, que torna-se impossível largar a série.

Gakuen Alice é um manga que sigo há alguns anos. Conheci-o através do anime, o que é pouco comum, e desde então que fiquei rendida a esta história. Apesar de as suas personagens serem quase todas crianças com pouco mais de dez anos, quem ler Gakuen Alice rapidamente perceberá que o enredo é muito maduro, por vezes até demais. Não é uma história feliz, mas é capaz de trazer um sorriso ao leitor mais sisudo. É alegre na mesma medida em que nos faz chorar desalmadamente.
Não vou dizer que Gakuen Alice é perfeito, porque não é, mas está lá perto.

O mais engraçado é que aquilo que faz de Gakuen Alice um manga excelente, é também o seu ponto fraco. Neste manga temos muitas personagens, e todas são muito bem caracterizadas e conseguem brilhar por mérito próprio, no entanto a arte da autora é bastante linear e temos muitos rostos quase iguais, o que por vezes torna difícil perceber quem é quem logo que aparecem na página. Felizmente as suas distintas personalidades acabam por colmatar esta lacuna.
Acho até que posso dizer, sem qualquer problema, que não existe uma personagem neste manga que eu deteste, ou que ache que não faz lá falta. E isso é algo impressionante, a meu ver. Mas claro que tenho as minhas favoritas, que não são mais que a Mikan e o Natsume. O que mais gosto na Mikan, é a forma como ela consegue tocar no coração de todos com quem se cruza, não de uma forma falsa, mas de uma forma que me faz acreditar que, se existem pessoas como ela, com certeza terão à sua volta gente que mudou radicalmente por ter convivido com elas. O que gosto no Natsume é a forma como ele parecia um idiota que mas tarde se revelou uma das personagens que mais amadureceu.

O final deste manga deixou-me dividida. Por um lado queria mais, mas por outro acho que a autora o terminou de forma merecedora e aqueles últimos volumes fizeram-me chorar tanto.
Enfim, se ainda não leram, dêem uma oportunidade a Gakuen Alice. Recomendo sem reservas!

2 comentários:

Naty Su disse...

Eu comecei a ler o mangá faz 2 dias em português e infelizmente só tem até o cpitulo 71! T.T
Eu acho que viciei nesse mangá! Então......partiu mangafox.com aushuashuashusuashush

Ana C. Nunes disse...

Naty Su, existem sites com o manga completo. Infelizmente a publicação em inglês foi cancelada quando a editora foi à falência mas felizmente consegue-se ler em sites ingleses.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails