14 setembro, 2008

Opiniões distintas - uma visão do fan-service

Quando eu li este artigo, fiquei aparvalhada. É este tipo de mentalidades que mais detesto. Gente que não sabe do que fala, nem quer saber. Notem que o artigo em si está em Inglês, e eu vou simplesmente focar algumas partes, que me deixaram um pouco mais que irritada e/ou surpresa.

But sexually-suggestive and explicit anime like "Gurren Lagann" and "Legend of the Overfiend," is finding an eager audience of adult Americans who are drawn to the post-modern, almost post-human mash-up of playful, blurry morality found in the genre.

Devem estar a brincar! Então põe o "Tengen Toppa Gurren Lagann" no mesmo contexto que "Urotsukidoji"? (Para quem não sabe, e um filme hentai que envolve demónios e tentáculos". A simples ideia de os incluir no mesmo género é estúpida.

...“Lolicon” (or Lolicom, a combination of “Lolita” and “comic”) involve very young anime girls in erotic situations...

Cambada de leigos! Lolicon vem de "Lolita complex" (Complexo Lolita). E deixem que fique a nota que não sou fã de Lolicon. Mas ao menos podiam fazer o trabalho de casa e saber do que falam.

“Among Japanese fans — the guys — it is a badge of honor to say, ‘We do not need real women; [these] figures are better, they do not talk back’” said Macias. “Americans are not there yet, but at the rate things are going, we are going to be seeing that.”

Pois claro que sim, há malucos em todo o lado, mas isso não significa que seja generalizado. Só porque gostam de Anime e/ou Hentai não significa que deixem de gostar de ter sexo de verdade. Haja burrice! E mais uma coisa, essa suposta frase:
We do not need real women; [these] figures are better, they do not talk back
Foi na verdade tirada de uma manga bastante popular (nem sequer de uma pessoa real).

Numa nota mais positiva (para o artigo):
Anybody who doubts the rapidly growing influence of Japan's erotic cultural imports in the U.S. only has to spend a little time playing with a Hello Kitty vibrator
Esta realidade deixou-me um pouco boquiaberta. Há gente mesmo doentia! Mas bem, como em todo o lado ... Há malucos para tudo.

No entanto, e embora discorde por completo com um artigo tão unilateral e sem fundamento, sei que há quem dê razões para tal ter sido redigido

Mistakes of Youth, é uma bd online sobre um otaku muito aficionado, e completo lolicon. Assim como da sua irmã, que também se considera uma otaku, mas não tanto como o, possivelmente considerado depravado, seu irmão.
Deixem que vos diga que sigo esta BD, mas também admito que perdeu muito do seu appeal inicial e que tenho recentemente ponderado deixar de ler. Tornou-se demasiado inortodoxo. Já só os mais afficionados e otaku-ish é que entendem as supostas piadas e o único tema central agora parece ser lolitas e hermafrodites.
Não gosto, mas não tenho nada contra quem gosta. São escolhas, embora eu não as entenda.

Uma das coisas que me tem deixado muito descontente com a indústria Anime nos últimos anos, é a crescente afluência de séries que se focam quase única e exclusivamente em fan-service, panty-shots, ecchi, e afins.
Não tenho nada contra as situações em si, desde que enquadradas numa boa história, com boas personagens. O problema é que isso cada vez menos deixa de existir.
Exemplos muito recentes são: Sekirei, To-Love-Ru, Strike Witches, Kanokon, Kamen no Maid Guy, Rosario+Vampire, Kimi ga Aruji de Shitsuji ga Ore de entre outros.
Diria até que Code Geass perde um pouco do seu charme devido ao fan-service despropositado que por vezes mostra (muito poucas vezes felizmente). Assim como Macross Frontier, quando se lembra de colocar aquelas roupas impossíveis na Sheryl. Fica já a nota que estes dois animes pouco tem de ecchi e/ou fan-service, mas quando o dão parece um pouco despropositado, e verdade seja dita, passavam bem sem tais cenas.

O mesmo pode ser dito da maioria dos animes. Alguns sim, tem uma lógica e até uma certa graça esse lado mais erótico. Eu gosto bastante de To-Love-Ru e até um pouco de Rosario+Vampire, mas da versão manga, que mostra tal sensualidade mas não de modo tão obstinado e extremo como o anime.

Sim, sou mulher, e talvez por isso me incomode um pouco mais. mas sejamos realistas. Porquê só raparigas. Eu não vejo fan-service de rapazes! E há tão bons animes que não tem um único panty-shot.

Como disse, acho bem que continuem a haver animes para todos os gostos, só acho que nos últimos dois anos temos sido 'invadidos' por esta vertente, mas do que qualquer outra.
Pode ser que daqui a 1/2 anos a moda seja outra, e assim espero, mas entretanto fico trite porque não consigo desfrutar de uma possível boa história, por causa de excentricidades sem necessidade. E sim, refiro-me especialmente a Rosario+Vampire, o qual não consegui ver mais que um episódio do anime, mas cujo manga sigo regularmente.

Sem prejuízo da minha opinião, o dito artigo não deixa de ser despropositado e sem fundamento, num meio com tal diversidade de géneros e fãs como é o anime.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails