02 janeiro, 2008

Os melhores de 2007

Olá e um Bom Ano Novo para todos.

Photobucket

No início deste ano eu decido olhar para trás (não para a minha vida que é uma seca e sempre azarada, mas para o ano de Anime que se passou). Muita coisa boa apareceu, e, de igual modo, muita "porcaria" se pôs debaixo dos meus pés (maneiras de falar).

[mas atenção, eu só tive em conta os animes que acabaram em 2007, incluso os que começaram em anos anteriores, e só aqueles que vi até ao fim, porque muitos ainda não terminei, infelizmente] Por isso, aqui ficam os galardoados:

Photobucket
Melhor Comédia: Yamato Nadeshico Shinji Henge aka Perfect Girl Evolution aka Wallflower
Não se deixem iludir pelas aparências. Pode até parecer-vos que tem um baixo 'budget', mas na realidade é feito desta forma propositadamente. Sou fã do manga e foi uma surpresa descobrir que iriam fazer um anime desta excelente história. A Seyiuu de Sunako é excelente, retratando-a com uma admirável perfeição. A história é hilariante por si só, mas o que mais nos cativa são as personagens.

Melhor Acção: Tengen Toppa Gurren Lagann aka Making break-through Gurren-Lagann
Embora, falando seriamente, não tenha gostado muito do anime, tenho de ser justa e dizer que neste campo superou todos os outros candidatos. Desculpem-me todos os imensos fãs deste anime, mas eu sinceramente não vejo porquê o grande alarido (Se calhar o defeito é meu).

Melhor Suspense: Red Garden
Red Garden foi um excelente anime, infelizmente posto de parte por muitos pelo seu design (que para mim é um dos seus pontos fortes). Se passarem à frente de algumas canções (2 ou 3), que eles se lembrarm de cantar a meio de outros tantos episódios, qual musical de La Feria, então teremos pela frente uma viagem surpreendente.

Photobucket
Melhor Mecha: Bokurano
Sinto que não pus este anime na categoria mais indicada, ainda que diga-se, foi o melhor mecha do ano. No entanto o ponto forte desta obra-prima não é a luta de Mechas, mas sim as suas personagens, tão humanas que nos causam uma empatia surpreendente.

Melhor Drama: Kanon
Dos mesmos criadores de Air, eu não esperaria menos. Uma absorvente história de trazer lágrimas aos olhos. Eu que nem gosto de harem-animes, esqueci-me por completo que tal se passava e embrenhei-me por completo nesta mística trama com um final algo inesperado e muito comovente.

Melhor Romance: Lovely Complex aka Love Com
Talvez este ficasse melhor na comédia, já que esta é uma parte essencial da história, mas Lovely Complex é uma magníica história de amor, no qual o ditado "Opostos atraem-se", se aplica bastante bem.

Photobucket
Melhor Original: Sola
2007 foi algo rico em produções 100% originais, mas Sola destacou-se pela positiva. Com um visual muito agradável, uma história envolvente e surpreendente e personagens credíveis, Sola é uma autentica pérola.

Melhor Adaptação de Manga: Claymore
Esta foi uma escolha bastante difícil mas Claymore também merecia uma distinção. Embora o final tenha deixado um sabor a pouco na boca, não deixou de ser uma experiência agradavelmente surpreendente.

Melhor Adaptação de Jogo: Ef~ a tale of memories
Acabei de ver este anime a semana passada e por isso ainda está bem fresco na minha memória todo um turbilhão de emoções que este curto conto me impingiu. Amei e odiei as personagens, a tal ponto que nem sabia se era bom ou mau. Havia quem fizesse actos que me causavam repúdio, e aqueles que me faziam chorar. Uma história feita de histórias sobre encontros, desencontros, pessoas e situações. Amor, Ódio e Ciúme. Uma autêntica maravilha visual e emocional.

Photobucket
Melhor Sequela: Higurashi no naku koro ni kai aka When they cry 2
Seguindo a trama criada pela 1ª temporada, com um 'budget' mais elevado (graças a Deus) e novas revelações desde os primeiros episódios, esta sequela trouxe uma óptima continuação/conclusão a uma dos melhores animes de 2006, que infelizmente havia sofrido muito com a falta de 'budget' e assim afastado muita gente.

Melhor Continuo: Katekyo Hitman Reborn! aka Home tutor hitman Reborn!
Esta é a excepção à regra dos prémios 2007, pois ainda não terminou (nem tem previsão de terminar tão cedo. No entanto acho que as séries longas também merecem um galardão. E de todas elas, Katekyo Hitman Reborn! destaca-se astrondosamente. É esta a minha nova obsessão. Com personagens hilariantes mas as quais conseguimos entender. É um típico shounen, e não nego que gosto do género. No entanto, este é um pouco especial. Já agora, leiam o manga que é igualmente espectacular.

Melhores Gráficos: Kanon
E este anime vence uma vez mais. Mas bem merecido. Aliás, KyoAni sempre nos habituou a uma qualidade fora do vulgar e Kanon era um deleite para os olhos.

Photobucket
Melhor Sequência de Abertura: Yamato Nadeshico Shinji Henge aka Perfect Girl Evolution aka Wallflower
Mais um prémio para este anime também. E merecido diga-se. Embora outros animes tenham estado lá perto, este é especial por uma só razão. A música é tão envolvente que me fazia esquecer que na primeira versão da SA eles usavam cenas directamente tiradas do anime, ao invés de inéditos. Só por isso já merece vencer. Sempre que via um novo episódios eu não saltava a música inicial porque a acho deliciosa.

Melhor Sequência de Fecho: Kaze no Stigma aka Stigma of the wind
Outra escolha difícil, mas mais uma vez ganhou aquele que eu nunca deixei de ouvir. No final de cada episódio eu ficava a ouvir a melodiosa 1ª versão da SF deste anime.

Melhor Banda Sonora: Nana
Não é nenhuma novidade que desde o início adorei a música deste anime. Menos não seria de esperar já que uma das personagens principais faz parte de uma banda musical. No entanto, outros falharam. Mas não NANA. Toda a BS, todas as SA e SF eram melodiosamente admiráveis. Um deleite para os ouvidos.

Photobucket
Surpreendentemente BOM: Sola
Confesso que não tinha muitas espectativas em relação a este anime, até porque o design das premissas não era o mais convidativo. No entanto, e agradeço ser assim, eu não sou pessoa de se deixar levar por aparências e apostei nesta original história. Cativante, Sentida e Surpreendente, são algumas das definições que se aplicam aqui.

Surpreendentemente MAU: School Days
Se eu disse que não entendia tanta euforia por causa de Gurren Lagann, então que direi de School Days?
Mau não chega para definí-lo. Hediondo é mais próximo.
Personagens absolutamente detestáveis, ao ponto de que não sentia empatia por nenhuma delas. O personagem principal era de levar as maus à cabeça. Dormia com tudo quanto era rabo de saia e era absolutamente detestável, ao ponto de eu me sentir um pouco desanuviada com o final dele (não vou divulgar).
Eu vi isto até ao fim, porque desesperava por algo surpreendente, que me fizesse esquecer tudo o que de horrível tinha vindo antes, mas fui ainda mais mutilada. O horror das cenas finais foi demais. E não, não quero dizer horror de choque porque foi até bastante previsível, digo horror de "dá-me vontade de vomitar".
Enfim, perdi o meu precioso tempo a ver 12 episódios + ONA deste que foi o mais desprezível anime de 2007.

Refrescantemente ESPECIAL: Lovely Complex aka Love Com
Um outro e merecido prémio para este excelente anime que me capturou o coração com a sua história e personagens. Uma lufada de ar fresco!

Photobucket
Melhor Personagem Principal Masculina: Aizawa Yuuichi de Kanon
Não há outro que o iguale neste ano que passou. Yuuichi é carinhoso mas sarcástico, preocupado mas distante. Enfim ... algo que não se encontra a rodos nas ruas.

Melhor Personagem Principal Feminina: Nakahara Sunako de Yamato Nadeshico Shinji Henge
Só de olharem para a imagem provavelmente já percebem o quão especial esta senhora é. Lutando contra as quatro criaturas reluzentes que a querem tornar numa LADY, Sunako é uma caricata jovem com gostos subjectivos e uma personalidade única. Tudo isto acompanhado de uma excelente seiyuu que lhe dá ainda mais personalidade.

Melhor Mascote: Kuzuryu Momoko de Sumomomo Momomo
Este prémio foi criado propositadamente para esta especial personagem. Momoko é adoravelmente persistente, sedutoramente inocente, vulneravelmente forte. Uma perfeita mascote (vejam as suas deliciosas expressões durante o anime e entenderão)

Photobucket
Melhor Anime: Bokurano
Uma escolha um tanto quanto difícil, mas no fim, BOKURANO saiu vencedor. Por todas as razões e mais algumas. Este foi uma estrondoso anime com muito de humano e tudo de fantástico.

Melhor OVA: Kodomo no Jikan
Não tive opurtunidade de ver muitos OVA no ano que passou, mas este surpreendeu-me agradavelmente. Tentem por momentos esquecer o efeito loli-com (lolita complex) e poderão disfrutar de um bom OVA, com uma história com indícos de algo profundo e personagens adoravelmente crescidas demais para as suas idades.

Melhor Dorama: Hanazakari no kimitachi E aka For you in full blossom
Este foi um pouco à batota, porque foi o único Dorama (Drama/Série) que vi por inteiro em 2007, mas não lhe tirem o valor. Este é especial.
Sou fã do manga, que terminou com 21 volumes, e sempre esperei ver o anime (quem sabe não vem a seguir?), por isso quando ouvi falar do Dorama fiquei duplamente extasiante e receosa. Podiam sair-se muito bem ou muito mal. Felizmente sairam-se melhor que bem.
Com ainda mais humor e situações caricatas que o manga. Com actores que dão uma vida própria até às personagens secundárias. Hanazakari no Kimitachi E é uma deliciosa aventura pelo riso incontido.

E assim termino esta edição dos Globos de Ouro ... Ups ... Melhores Animes de 2007.
Espero que tenha sido um pouco útil, mas não se esqueçam de que muitos outros foram transmitidos e eu não vi ou não pude colocar aqui por uma ou outra razão. Até breve (espero)!

3 comentários:

Thamara Fernanda disse...

Ola! Meu nome e Thamara Fernanda, vim aqui hoje te perguntar onde vc conseguiu o ultimo ep. de Hanazakari no Kimitachi e (dorama/serie).... estou a dias atras dele e naum axo em lugar nenhum....

se puder me ajudar eu ficaria muito agradecida....

By: Nanda Nagem

Ana disse...

Eu vi o dorama com legendas em inglês, e através do SARS fansub: http://www.sars-fansubs.com/index.php?cont=btpage (só por bittorrent).
Espero que ajude.

Carlírio Neto disse...

Excelente texto e "escalação" de seus animes.

Não é algo feito "ao acaso". Os títulos escolhidos estão aí para quem quiser ver, com os seus "porquês" de ali estarem.

Realmente, muito bem caprichado e tudo bem diluído.

Parabéns pelo blog!

Até mais!

OBS: possuo um blog de animes também ( Netoin! ). Gostaria de formar uma parceria com o seu blog. Qualquer coisa, entre em contato.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails