29 julho, 2015

Ajimu: Kaigan Monogatari - ONA

Ajimu: Kaigan Monogatari (Ajimu: Beach Story) é um ONA* com 4 episódios, que foi lançado entre 2001 e 2002.

*Atenção: Esta opinião contém spoilers*
Já tinha visto o primeiro episódio desta pequena série há uns anos e entretanto achei que, como só tinha 4 episódios, era tempo de a terminar.

Ajimu é o interesse amoroso do protagonista e é ela que dá nome ao anime. Uma rapariga calada, recatada, que adora a música e que é muito amistosa, mas que a início vai pensar que o protagonista e um pervertido. Daí a coisa vai evoluindo e outros jogadores entrarão na trama, com mais ou menos sucesso.
A personagem que mais gostei foi a Suzue, que tem uma personalidade curiosa e está decidida a lutar por quem ama, mas também percebe quando essa pessoa gosta de outra e dá-lhe algum espaço de manobra.
A Ajimu, para dizer a verdade, deixou-me indiferente. É demasiado apática e demasiado boazinha. Já o Hirosuke me irritou um pouco por não ter coragem para dizer á Ajimu o que sentia por ele (tirando no fim).  Agora a personagem que mais me irritou foi, sem dúvida o Otomine. Ou melhor, a maneiro como ele regressou e a sua mentira foi encarada com uma leveza extraordinária! Senão vejamos, o Otomine fez a Ajimu acreditar que ele estava morto, só para que ela não sofresse quando ele partiu para o estrangeiro. Isto parece-vos razoável? E menos razoável ainda é a facilidade com que a Ajimu o perdoa. Enfim ...

A animação é um muito básica (e repetitiva, especialmente nas cenas em que a Ajimu está a tocar e a cantar), como a maioria dos OVAs, mas tratando-se de uma anime romântico pode-se dizer que efectivamente esse facto não interfere muito com o produto final. As sequências decorrem de forma lenta, um pouco como a própria história. Não é um anime para quem procura acção mas se querem uma pequena história com algum romance e drama, pode ser uma boa escolha.
A sequência de fecho do primeiro episódio, em termos musicais está muito boa, mas em termos de imagem, aquilo não passou de fan-service barato (excepto no caso das últimas imagens). Já do segundo episódio para a frente a sequência é super-fofinha!

Noutra nota não gostei do facto de o terceiro episódio acabar em suspense e depois no início do quarto haver um salto temporal que me irritou bastante porque o que realmente aconteceu no fim do terceiro nunca foi mostrado.

Resumindo, Ajimu: Kaigan Monogatari não foi um ONA que me marcasse mas enquanto drama romântico consegue funcionar bem. A história teria de ser mais consistente e lógica para que me ficasse na memória, mas não posso dizer que tenha sido uma completa falta de tempo. Passou-se bem.

* ONA significa Original Net Anime (animes que são publicados na Internet, ao contrário dos OVA que vão directamente para vídeo)

Aqui fica a sinopse (em Inglês):
Seventeen year old Nakaido Hirosuke is just your average high school student. One morning as he arrives at the train station on his way to school, he catches sight of a beautiful girl, Ajimu Yasuna, and immediately falls for her. The two of them get to know each other and become friends, but he can't confess his feelings and she is unsure of hers. As events and other people present obstacles for the potential couple to clear, their relationship begins to develop and their feelings become clear.

2 comentários:

Bruno Smith Lopes Ribeiro disse...

Achei interessante o anime, vou dar uma olhada, obrigado pelo resumo!

Unknown disse...

Aonde vc asistiu

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails