Já lá vão uns bons meses desde que eu coloquei aqui um post de jeito, por isso em jeito de compensação aqui ficam as minhas opiniões sobre os animes que terminei recentemente:
AKIKAN!
O que dizer deste anime? A minha opinião é muito dividida.
Se por um lado os gráficos são de levar as mãos à cabeça e arrancar cabelos (sim são maus), a história é tudo aquilo que prometia ser desde o principio.
Posso então dizer que este anime desaponta visualmente, mas em conteúdo é bastante mais que satisfatório.
Em primeiro não podemos esquecer que isto é uma comédia. Tola, mas ainda assim comédia. E nesse sentido ganha muitos pontos, pois mesmo quando começa a tornar-se mais dramática, nunca perde aquela veia comédia, com estilo (porque há aqueles que querem forçar o riso e falham miseravelmente. Akikan não falha.)
As personagens são interessantes e pode-se até dizer únicas, se não tivermos demasiadas expectativas. Posso dizer que gostei especialmente do nosso protagonista, Kakeru, e da sua Akikan, Melon. Duas personagens muito engraçadas.
No fundo Akikan é um bom anime para desanuviar e ver para rir um pouco. Não se leva demasiado a sério e o espectador também não espera isso dele. Recomendo (mas não se assustem com animação).
BOYS BE...
Este anime já é um velhinho. No meio destes novos cujos gráficos saltam à vista, ele pode até parecer retrógrado, mas a animação de outros tempos tem o seu quê de magia.
Baseado no manga com o mesmo nome, manga esse que eu não gostei de ler (Salad Days é muito melhor dentro do género), este anime foca-se nas relações amorosas de um grupo de adolescentes.
A história é interessante e os relacionamentos são realistas e algo nostálgicos, mas este anime peca noutros pontos. O passo é lento e muitas vezes a história arrasta-se desnecessariamente. O desenho de personagens é algo “feio”. Nada de alarmante mas especialmente as raparigas às vezes parecem muito “masculinas”.
Fora isto é um anime aceitável e acredito que tenha feito bastante sucesso na altura em que saiu (1998 se não estou em erro), mas hoje em dia está ultrapassado e passa por ser algo monótono.
É um bom anime para se ver sem grandes expectativas e quando se está com vontade de redescobrir os “antigos”.
Não chateia mas não chega aos calcanhares dos clássicos da época.
CLANNAD ~ AFTER STORY
Já não é novidade que adorei este anime mais ainda que a sua prequela. Se na primeira metade ele seguiu o mesmo caminho do seu antecessor, a segunda parte deste anime soube tomar todos os caminhos certos e fez-me chorar que nem um bebé a cada novo episódio. Sem dúvida um grande anime de drama e um romance muito tocante, que ficará na memória por bastante tempo. Com personagens memoráveis, especialmente o Okazaki Tomoya e a adorável Ushio, sem nunca esquecer a nossa querida Nagisa, Clannad AS está à frente da corrida para melhor drama de 2009.
Noutra nota, o OVA dedicado à Kyou foi muito bom, assim ao jeito do dedicado à Tomoyo. Soube a pouco mas entregou tudo o que devia ter feito e o resultado foi muito bom.
(MOBILE SUIT) GUNDAM 00 SECOND SEASON
Esta sequela é uma mistura de desapontamento, surpresa e ao mesmo tempo de satisfação. Confuso, eu sei. A verdade é que a sequela está muito boa como um todo, mas há pontos em que falha e um deles é o desenvolvimento da Marina e do Setsuna que foram deixados de parte para dar lugar ao tremendo exército de personagens que esta serie quis contemplar (assim como todas as séries Gundam).
O final foi “over the top” como todos os fãs de Gundam já devem estar habituados a ver (e os que conhecem a Sunrise também). Com batalhas épicas e personagens que voltam dos mortos (tão típico do género).
No entanto apanhamos algumas surpresas boas e a maioria das personagem teve o seu tempo de antena. Os pares, como de costume, tiveram a sua quota de felicidade e de desgraça. Meio-meio por assim se dizer.
Gostei bastante desta versão Gundam, mas fiquei triste pela falta de desenvolvimento das personagens, ditas, principais.
Claro que eu também tinha demasiadas expectativas deste anime, já que estou sempre à espera do novo Gundam Seed (não o Destiny, que não valeu quase nada).
No fim de contas foi um anime que entreve e que não desapontou. Com batalhas épicas, carradas de personagens interessantes e uma história bem desenvolvida e cativante.
HATSUKOI LIMITED
Todos devem saber que tinha grandes expectativas para este anime, já que ele é a adaptação de um manga que eu gostei bastante, mas que viu a sua serialização cortada por falta de “fama” (vá-se lá perceber como).
Este anime é quase totalmente fiel ao manga, apenas adicionando umas pequenas coisas aqui e ali, que não só não chateiam, como ainda dão algo mais à história.
Este é o (não tão) típico anime de romance. Focado num grupo de adolescentes e nas suas peripécias com o primeiro amor, está cheio de personagens diferentes e algo únicas.
O orçamento para o anime era apertado, mas acreditem em mim quando digo que não se nota lá grande coisa. É certo que grande parte das vezes não há fundos, mas isso não incomoda. Acreditem.
Todo o ambiente do anime é muito leve, assim em género de Bokura ga Ita (são animes distintos, mas o ambiente é semelhante). Tem é um pouco de fanservice, mas também não incomoda (muito).
A história é interessante (dentro do género romance/comédia) e posso dizer que embora já conhecesse toda a história, ainda assim foi um prazer ver esta adaptação.
É um bom anime, sem nada que o faça sobressair mas que não deixa de ser muito agradável e mais do que satisfatório.
Numa nota, bem que podiam fazer um anime do Mx0 também. Sonha, sonha ...
K-ON
Começo por dizer que não entendo a hype em volta deste pequeno anime. A sério que não.
O desenho de personagens é algo desleixado. Refrescante, mas desleixado. As próprias personagens (à excepção de uma ou duas) são cópias umas das outras. Não há homens! E estamos a falar de uma escola mista não de uma só de raparigas (isto é grave). A música é boa (especialmente a sequência de fecho) mas não é nada do outro mundo (Macross Frontier é muito melhor). A maioria dos episódios é passado a fazer as mesmas coisas que fizeram em dois ou três episódios anteriores. Beber chá, tocar um bocado mas parar para comer bolos, fazer um concerto, ir para o Campo de treino mas em vez de treinar passar os dias na brincadeira, tomar mais chá, comer mais bolos, fazer cosplay, etc. O ciclo repete-se episódios sim, episódio sim.
Ou seja, este anime não traz nada de novo.
Por isso não percebo a maluqueira toda em volta disto.
Mas em frente ...
O anime é bastante agradável. Tem aquele ambiente de slice-of-life que é bastante cómodo. É um anime leve e que se vê de uma assentada, mas que não fica na memória como algo de especial.
A comédia não é nada de especial, o romance é inexistente (a não ser que vejam yuri em todo o lado), as personagens tem personalidades cópia umas das outras e ainda por cima estereotipadas, a animação é mediana e a música é acima da média.
Enfim, uma anime medíocre que fez muito mais fumo do que o fogo que na realidade tinha.
Mais amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário